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Saiba mais sobre... Motor Diesel ou Gasolina |
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Como escolher seu motor... |
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Motores Diesel x Gasolina
Cada embarcação tem uma aplicação, seja comercial ou para recreio. Para cada aplicação será usado o tipo de motor que for
mais adequado. Lanchas que puxam ski , por exemplo, navegam a mais de 20 milhas por hora (20 MPH) e motores a gasolina
tem melhor performance para isso por que utilizam para planeio os melhores recursos em economia X consumo X velocidade,
conforme especificação de engenharia. Já barcos que usam motores diesel têm consumo menor e devem ser usados para barcos
grandes e que devem ter grande autonomia.
Quando a embarcação for navegar a velocidades baixas, entre 5 a 12 milhas (MPH), o usuário terá um motor de maior
durabilidade, baixo consumo e mais barato. Quando o uso for para altas velocidades e grandes arrancadas o motor
será escolhido para cada aplicação para ter a maior durabilidade e melhor performance. Não se pode ter um motor muito
pesado em barco leve, bem como motor "fraco" para um barco muito pesado. Esses detalhes fazem a diferença no dia a dia
do uso da embarcação.
Potência do Motor
A tabela abaixo ajuda a definir a potência do motor dependendo da aplicação e quantos HP's são necessários para atingir
a velocidade desejada. No entanto são dados referenciais, uma vez que para se obter a velocidade, arrancada e consumo
desejados, vários fatores são levados em consideração tais como:
- Embarcação navegará vazia ou com carga total
- Desenho (shape) do casco
- Angulo "V" do casco
- Arrasto do casco
- Tipo de rabeta
- Distribuição da carga na embarcação
- Tipo de água que vai navegar
- Etc...
Como referência entenda o quadro a seguir:
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8 a 10 |
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10 a 15 |
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Para deslocar um barco de 10 TON a 10 MPH precisa-se de um motor de (80/150 hp) |
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20 a 35 |
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80 a 100 |
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Para deslocar uma lancha de 1 TON a 30 MPH, precisa-se de um motor de 115 HP |
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Para deslocar uma lancha de 3 TON a 30 MPH, precisa-se de um motor de 250 HP |
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Consumo do Motor
O consumo de combustível é dependente de vários fatores, desde como o marinheiro navega, tipo de utilização da embarcação,
tipo de mar, etc.. Embarcações necessitam planar para diminuir o atrito com a água e quando isso é conseguido mais rapidamente,
o consumo torna-se menor e a velocidade aumenta. O tipo de casco ajuda muito neste fator. As embarcações modernas tem shape
otimizado por computador para conseguir o melhor desempenho nas mais adversas condições. Para melhor entendimento, você deve consultar
o fabricante/distribuidor do motor que pretende comprar.
Usando os quadros abaixo você entenderá que para deslocar-se 30 Millhas, você vai precisar de +- 50 litros de combustível. Ou seja,
planeje sua rota e sempre saia com o tanque cheio. GPS's podem te ajudar a traçar a rota bem como o combustível necessário para o passeio.
Não queira ter uma pane seca (ficar sem combustível) no mar, pois não é nada agradável.
Uma abordagem de consumo comumente usada pode ser explicada no quadro abaixo:
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1 |
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350 |
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Com isso, um motor de 100 HP gastará 35 llitros de combustível por hora navegada |
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1 |
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+- 500 |
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Com isso, um motor de 100 HP gastará 50 litros de combustível por hora navegada a 5000 RPM (rotações por minuto) |
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1 |
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+- 200 |
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Com isso, um motor de 100 HP gastará 20 llitros de combustível por hora navegada a 2800-3000 RPM |
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Uso de 2 Motores
Se sua embarcação for equipada com dois motores, o tanque tem que ser proporcional ao consumo total, independente se operar
parcialmente com um ou com dois. Dois motores tem inúmeras vantagens onde tanto para manobras como para grandes percursos terão
excelente utilidade, sem contar que praticamente você pode navegar 24 horas. Deve-se sempre calcular se serão necessários ou não
uma vez que o custo total aumentará muito.
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