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Como escolher a Carreta certa para sua embarcação...
A escolha de uma boa carreta é um ponto fundamental para a durabilidade do casco de sua embarcação, principalmente porque a embarcação ficará a maior parte do tempo em cima da carreta na Marina, Iate Clube ou Garagem Náutica. O desenho (encalhe) na carreta também facilita o manuseio na descida e subida da embarcação na água.

Muitos fabricantes( montadores) de carreta não se dão conta dos detalhes do filme do casco para a construção da mesma, no entanto o desenho do casco deve ajustar-se perfeitamente ao encalhe para que este não sofra sobrecarga em determinados pontos que ao longo da vida da embarcação pode prejudicá-la ou danificá-la seriamente. Sómente o estaleiro tem o desenho exato do filme. Como muitas vezes não é possível obtê-lo, o fabricante da carreta deve obter o desenho diretamente na lancha para qual a carreta será montada.

As carretas para uso nas Marinas, Iate Clube e Garagem Náutica devem obedecer uma especificação nas ferragens para que a durabilidade seja a maior possível. As carretas usadas para subida e descida na água são em sua maioria feitas de madeira tratada, com eixo/bucha ou com rolamentos (com muita graxa em toda parte de ferragens). Esse tipo de carreta não é permitida para transporte rodoviário uma vez que não possuem molas nem amortecedores, mito menos sistema elétrico. Algumas são de alumínio, no entanto não têm a mesma durabilidade que a de madeira. O engate no trator também ajuda se for padrão tipo Karmanguia, que tem melhor ajuste e trava, não correndo o risco de soltar no manuseio da embarcação, sem contar com o tempo que economiza do marinheiro. Lembre-se que em dia de sol parece que todos querem descer ao mesmo tempo com seus barcos e uma boa carreta ajuda, e muito, no tempo na marina.

Carretas para transporte rodoviário de embarcações são feitas com autorização do departamento nacional de trânsito, onde são registradas, têm documentação e licenciamento anual. Para transportar embarcações acima de 700 Kg de carga total, recomenda-se que a carreta possua freio para que a mesma não desloque o carro reboque em uma descida.

Hoje temos acompanhado uma devastação de mata nativa ilegalmente e as carretas levam uma considerável quantia de madeira linear. É importante que o comprador tenha checado se o fabricante usa madeira certificada, que tenha origem de corte autorizado ou de reflorestamento.

Uma carreta tem um investimento baixo se comparado com o investimento da embarcação e como vimos, se for mal feita ou fora do desenho do casco pode colocar em risco o seu investimento. Tão pouco queremos ver nossa embarcação sentada em madeira de corte ilegal.

Muitos fabricantes possuem essas características e preocupações.

No litoral norte de São Paulo, vale o destaque para Carretas Pier.
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